Início > Blog > Dentes desalinhados podem causar dores e desvios na coluna

Dentes Desalinhados Podem Causar Dores e Desvios na Coluna

Quando as pessoas pensam em dentes desalinhados muitas imaginam que são apenas um problema de estética, que causa uma certa desarmonia no sorriso. O que muitos não sabem é que acima de tudo eles são um problema de saúde.

Quando os dentes nascem ou se desenvolvem em posições inadequadas ao longo dos anos, consequentemente você começa a morder errado deixando vários aspectos em desarmonia:

• a mastigação;
  • a respiração;
  • a fala.

Portanto, por estar com os dentes desalinhados, muita vezes você mastiga só de um lado da boca, sobrecarregando assim sua articulação, podendo ocasionar dores de cabeça, dores nas costas e até desvios na coluna.

Articulação Temporomandibular
O bom hábito de mastigar de boca fechada, tendo ou não os dentes alinhados, além de ser adequado para a boa educação e etiqueta à mesa, é também adequado à saúde.

Quando você mastiga de boca aberta frequentemente, certamente engole mais ar e o estômago produz ácido clorídrico em excesso, o que pode causar o surgimento de gastrites e úlceras.

Da mesma forma, se você tiver dentes desalinhados, eles não encaixarão corretamente durante a mastigação, o que pode causar, no longo prazo, problemas de mordidas que quase sempre geram uma disfunção na ATM (articulação temporomandibular), que é aquela articulação próxima ao ouvido que faz os movimentos da boca.

Assim, a ATM com os ossos do crânio irão exercer pressão sobre a coluna cervical. Nossa coluna cervical (na região da nuca) já recebe pressão em nossa vida diária, por exemplo, devido más posturas na realização de nossos trabalhos. Assim é importante preservá-la enquanto nos alimentamos.

Mastigar bem os alimentos produz um relaxamento de musculatura, além disso reforça sua tonicidade.

Então com a sucessão de mordidas erradas, certamente você vai gerar um desgaste, consequentemente o corpo na tentativa de se adequar, compensa o desequilíbrio sobrecarregando as articulações, músculos e ossos, podendo resultar em desvios na coluna.

Como tratar esse problema dos dentes desalinhados?

A avaliação deve ser feita por um profissional ortodontista, que tem formação para reabilitação oral específica nesta área.

O ortodontista irá indicar o tratamento adequado para o seu caso, em busca de estabelecer a mordida correta e eliminar os problemas de ATM e as dores associadas.

Venha tirar suas dúvidas com um profissional Dental Team, agende sua avaliação.