Início > Blog > Mitos sobre os implantes dentários

O tratamento odontológico com implantes dentários vem se tornando cada vez mais comum.

Entretanto, a grande quantidade de informações falsas sobre os tratamentos com implantes disponíveis na internet tem levado alguns pacientes a desenvolverem ideias erradas sobre a implantodontia.

Veja a seguir algumas perguntas e respostas sobre implantes dentários e entenda mais sobre este assunto:

1. Posso instalar um implante dentário a qualquer momento após as perdas dentárias.

MITO. O melhor momento para instalar um implante dentário é imediatamente após a remoção do dente condenado.
Quanto mais tempo o paciente espera para colocar o implante após a remoção do dente perdido, maior é a necessidade de utilizar técnicas de enxerto ósseo para repor o osso reabsorvido no processo normal de cicatrização que ocorre após a remoção do dente.
Alguns casos tem perda óssea tão pronunciada, principalmente as áreas ósseas cujos dentes foram perdidos há muitos anos, que as técnicas de implantodontia podem não apresentar um prognóstico favorável ao resultado de fixação desse implante ao osso.
Alguns estudos mais recentes têm apresentado soluções estéticas favoráveis quando o implante dentário é instalado 20 a 30 dias após a remoção da raiz dentária, aproveitando-se do momento de cicatrização óssea que, segundo esses estudos, seriam ideais para tratamentos desse tipo.

2. Implantes dentários não têm a mesma estética e naturalidade encontrada nos dentes naturais.

MITO. Existem diversos modelos de implantes e técnicas de enxertos ósseos para devolver naturalidade e função para a grande maioria dos tratamentos com implantes dentários, principalmente nos casos envolvendo implantes dentários que substituem apenas um ou dois dentes perdidos.

3. Implantes dentários importados são melhores do que os nacionais.

DEPENDE. A diferença tecnológica entre implantes nacionais e importados diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Houve uma melhora significativa na qualidade dos implantes nacionais e atualmente somente um número reduzido de fabricantes internacionais realmente produzem implantes dentários tecnologicamente superiores a eles.

4. Existem técnicas cirúrgicas que instalam implantes sem cortes ou pontos na gengiva.

MITO. Existem técnicas cirúrgicas auxiliadas por tomografias e modelos protótipos que minimizam o tamanho dos cortes necessários para a instalação de um ou mais implantes e algumas técnicas até conseguem dispensar o uso de suturas (pontos), já que o tamanho do corte é exatamente o tamanho do implante a ser instalado.
Porém, em qualquer técnica, é necessário algum tipo de corte da gengiva para a instalação de um implante.
Portanto, em algumas situações em que o dente foi removido muitos meses ou anos ao dia da instalação dos implantes permitem a instalação dos implantes dentários sem a necessidade de sutura.
Vale ressaltar que essa técnica é muito dependente da habilidade e experiência do profissional com cirurgias em implantodontia.

5. ​O implante dentário é uma técnica obsoleta, os implantes de células-tronco são mais eficientes e atuais.

MITO. A terapia para a geração induzida de dentes naturais com células-tronco nunca foi testada em seres humanos, assim essa tecnologia ainda não está disponível.

Se você está buscando um profissional para realizar o seu implante dentário, agende sua consulta com a Dental Team, clicando aqui.

Quer mais informações sobre implantes? Acesse nosso artigo onde explicamos mais 5 verdades e mentiras sobre os implantes! 

Artigos Relacionados

  • Fidelização
    Fidelização de pacientes: saiba como atraí-los e fidelizá-los.
  • Consultório
    Gestão de Consultório: Otimize o seu negócio e dobre o seu faturamento.
  • Implante Dentário
    Mitos sobre os implantes dentários.