Em janeiro/2019 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a Harmonização Facial como uma especialidade odontológica, o que representou um passo muito importante para a odontologia moderna.
A Harmonização Facial, também chamada de Harmonização Orofacial é um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgiāo dentista visando obter equilíbrio e harmonia da face, valorizando os traços originais de cada pessoa e, consequentemente, resultando também em um rejuvenescimento e aumento da autoestima.
Segue uma relação de alguns procedimentos frequentemente utilizados na harmonização:
- Aplicação de toxina botulínica (botox), que causa paralisia do músculo impedindo o movimento do mesmo, utilizada tanto para a prevenção quanto para o tratamento das rugas.
- Diversos tipos de preenchimento (facial, labial, de olheiras, maçã do rosto, mandíbula, queixo, "bigode chinês"), cada um com seu objetivo, como dar volume e contorno, preencher sulcos e/ou dar um efeito de lifting.
- Bichectomia, que é a remoção do corpo adiposo de Bichat, que fica na bochecha, definindo um perfil mais afinado para o rosto.
- Redução enzimática de papada é um procedimento onde são aplicadas enzimas na região da papada (embaixo do queixo) que reduzem a gordura localizada.
- Fios de sustentação facial PDO que ajudam a combater a flacidez, proporcionando um efeito lifting na pele.
Benefícios
São procedimentos menos invasivos do que os procedimentos estéticos cirúrgicos (plásticas), a recuperação dos procedimentos é rápida e contribui muito para a renovação da autoestima e autoconfiança das pessoas.
Agende sua avaliação com um profissional Dental Team, clicando aqui.