Início > Blog > A importância dos cuidados com a gengiva

A gengiva saudável é formadas por tecidos lisos, de coloração rosada, de consistência firme e bastante aderida ao maxilar e aos dentes. Não deve sangrar durante a escovação normal dos dentes ou mesmo no uso do fio dental.

Para ter um sorriso bonito, garantir a boa aparência e a autoestima, muitas pessoas pensam que basta que se dê aquela boa escovada nos dentes após as refeições. Isso de fato é importante, mas não apenas isso. Na higiene bucal é muito importante que seja dada uma atenção especial às gengivas, eliminando qualquer resíduo de alimento e de placa bacteriana.

A placa bacteriana não removida durante a higiene bucal, irá endurecer ficando aderida aos dentes, formando o tártaro. A remoção do tártaro só será possível ser feita pelo dentista, com uma limpeza profissional. Se não for devidamente cuidada, teremos instalada a gengivite, uma inflamação das gengivas, evoluindo para a periodontite. Em casos mais graves, deixam a raiz do dente exposta, atinge o osso, podendo deixar os dentes móveis, amolecidos e ainda acarretar a sua perda.

Por isso a importância dos cuidados com a gengiva, com uma correta higienização bucal, com uma escovação eficiente em todas as regiões, incluindo o sulco gengival e lembrar também da importância do uso do fio dental.

Somente escovar os dentes não basta para se ter uma boca saudável. A gengiva, que reveste os ossos que sustentam os dentes, devem ser bem cuidadas. As infecções e o mau hálito são alguns dos problemas causados pela falta de cuidado da gengiva.

Prevenindo as doenças da gengiva:

Escove os dentes, a língua e as gengivas após cada refeição e antes de dormir. Use o fio dental para remoção de placas ou de qualquer resíduo que possa ter permanecido mesmo após a escovação.

Consulte seu dentista periodicamente. Uma limpeza profissional irá impedir o aparecimento de uma série de doenças, inclusive a gengivite.

Artigos Relacionados

  • Fidelização
    Fidelização de pacientes: saiba como atraí-los e fidelizá-los.
  • Consultório
    Gestão de Consultório: Otimize o seu negócio e dobre o seu faturamento.
  • Implante Dentário
    Mitos sobre os implantes dentários.