Início > Blog > O que você precisa saber sobre a limpeza dental.

Veja o que você precisa saber sobre a limpeza dental feita por um profissional dentista

Você sabe identificar o tártaro nos seus dentes?

A maioria das pessoas não conseguem identificar e acreditam que ele faz parte dos dentes, mas não é bem assim.

Quando a higienização bucal é ineficiente, forma-se uma película de restos de alimentos onde as bactérias se alojam, nos dentes e gengivas. Quando não é removida, mineraliza sob a ação da saliva e forma o tártaro dental.

Quais as consequências de uma limpeza dental incorreta?

A gengivite é o primeiro estágio de um problema causado pela má higienização da boca, conhecida como “doença periodontal”.

A gengivite consiste na inflamação da gengiva pela ação do biofilme bacteriano sob os dentes e a genviva.

Características:

– vermelhidão na gengiva,

– inchaço,

– presença de dor ao toque,

– sangramento espontâneo.

– entre outros.

Esta fase da doença ainda é reversível, ou seja, uma boa higienização e a limpeza proporcionada pelo dentista são suficientes para não causar maiores danos às estruturas da boca.

Uma vez que o tártaro não é removido, permanecendo durante meses na boca, a higiene torna-se cada vez mais complexa.

Assim, o tártaro se intensifica e se direciona para a raiz do dente, causando destruição dos ossos, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dental.

Esse estágio da doença é mais crítico porque não há reversão: o osso perdido não pode ser recuperado.

Outro grande problema associado à doença periodontal é a bolsa periodontal. A gengiva fica em contato direto com o dente, formando um espaço livre que deveria ser preenchido pelo osso. Nessa espécie de bolsa há o acúmulo de restos de alimentos e proliferação de bactérias, intensificando o problema porque o espaço é restrito para a higienização.

Vamos além, a má higiene bucal pode causar cáries, mau hálito e perda de dentes, entre outros problemas.

A limpeza dental está indicada para todos as pessoas, de todas as idades.

Em geral, por melhor que seja sua higiene bucal, é importante um acompanhamento odontológico para detectar a presença de tártaro e cáries.

A limpeza dental no dentista deve ser feita com uma frequência de seis meses, nos casos em que há um bom controle de placa dental por parte do paciente.

Já nos casos de doença periodontal, que é o avanço da gengivite, o paciente precisa conversar com o dentista para realizar as raspagens do tártaro com uma frequência maior, como a cada três meses, para que o problema se estabilize, sem que haja mais perdas ósseas.

Como é feita a limpeza dental?

A primeira etapa é a tartarectomia e consiste na raspagem e remoção do tártaro. Pode ser feita com ultrassom ou instrumentais, após começamos o jateamento com bicarbonato de sódio que tem como função a remoção das placas e também o polimento e proteção dos dentes.

A duração do procedimento leva em torno de 1 hora.

Agende sua consulta pela Dental Team e aproveite para tirar suas dúvidas com nossos profissionais, afinal o cuidado diário é mais importante que a limpeza profissional.

limpeza dental

Algumas dicas importantes:

– Procure higienizar após todas as refeições.

– Uma boa higiene bucal começa com a escolha da escova dental. Opte por uma escova com cerdas macias e cabeça pequena.

– Use sempre fio ou fita dental. Somente ele promove a remoção dos restos de alimento entre os dentes e a gengiva. Em muitos casos a doença periodontal se instala e evolui por falta do hábito do uso do fio dental. A sua utilização em todas as escovações evita a formação do tártaro dental.

– Escove a língua ou utilize o raspador de língua. Nela ficam resíduos de alimentos que promovem a proliferação de bactérias.

Dica extra: dê preferência às frutas e verduras, evite alimentos açucarados – especialmente se não puder escovar logo em seguida e principalmente, evite o cigarro porque ele contribui para piorar os quadros de doença periodontal.

Agende sua avaliação pela Dental Team e solicite a um de nossos dentistas que lhe oriente com uma técnica de escovação que se adapte melhor ao seu caso.

E nunca se esqueça:

O cuidado diário é mais importante que a limpeza profissional.