Início > Blog > Os 5 mitos sobre implantes dentários

O tratamento odontológico com implantes dentários vem se tornando cada vez mais comum.

Entretanto, a grande quantidade de informações falsas sobre os tratamentos com implantes disponíveis na internet tem levado alguns pacientes a desenvolverem ideias erradas sobre a implantodontia.

Neste artigo queremos ajudar a desmistificar algumas questões sobre os implantes dentários.

1. O organismo pode rejeitar o implante dentário?
MITO. Os implantes devem ser feitos de titânio, que é um material inerte e 100% compatível com o organismo humano, ou seja, não são rejeitados pelo corpo. 
Se houver algum tipo de falha na fixação do implante junto ao osso, ela pode ocorrer por outros motivos, como inflamações ósseas ou má qualidade do material do implante. Aproximadamente 8% dos implantes dentários, mesmo para os implantes comercializados por marcas consagradas pela excelência, não fixam ao osso dos maxilares e precisam ser removidos.
Caso a fixação não aconteça de forma satisfatória, pode ser feita outra tentativa, colocando novo implante no mesmo local da falha anterior, e o mais importante, sem aumentar a chance do novo implante apresentar os mesmo problemas.

2. Sairei com as próteses dentárias instaladas no mesmo dia da cirurgia para instalação dos implantes.
DEPENDE. Algumas situações raras apresentam bom prognóstico para que próteses dentárias sejam instaladas sobre implantes ósseo-integrados já no mesmo dia da cirurgia de instalação.
Porém, para a grande maioria dos tratamentos com implantes dentários, a instalação imediata de próteses dentárias sobre implantes recém-implantados diminui substancialmente as chances de sucesso do tratamento. Se antes essas chances eram de 92% de sucesso, a instalação imediata de próteses dentárias sobre implantes e que chamamos de carga imediata, diminuem sensivelmente esses números.
Você não sairá do consultório com próteses dentárias provisórias instaladas até que seja possível trocar pelas próteses definitivas, que deve ocorrer entre 45 a 180 dias, dependendo do material e do osso disponível.

3. O pacientes fumantes ou que apresentem diabetes não podem colocar implantes dentários.
DEPENDE. Pacientes diabéticos que apresentam a glicose controlada têm bom prognóstico para a instalação dos implantes dentários.
Já os pacientes fumantes precisam de um período de abstinência por pelo menos 15 dias anteriores ao dia da cirurgia e 3 semanas posteriores à mesma, para que a integração ao osso possa ocorrer sem complicações.

4. A cirurgia para instalação dos implantes é dolorida.
MITO. O paciente faz a cirurgia anestesiado e não sente absolutamente nada durante o procedimento. Vale ressaltar que, assim como em qualquer procedimento odontológico, podem ocorrer episódios isolados de dor, normalmente de baixa intensidade.
Muitos pacientes relatam a cirurgia e o pós-cirúrgico de instalação dos implantes como sendo mais fáceis do que uma cirurgia simples de remoção de um dente do siso incluso na arcada.

5. Pacientes idosos não podem colocar implantes dentários.
MITO. Desde que apresentem boas condições de saúde, os idosos podem sim colocar implantes dentários, sendo o grande grupo beneficiado pela técnica. Atualmente é bastante comum encontrar pacientes acima dos 80 anos instalando implantes para corrigir a ausência de dentes. Aumentar a qualidade de vida do paciente idoso é cada vez mais importante devido ao aumento na longevidade e capacidade produtiva desses pacientes.

Se você ainda tem dúvidas ou se gostaria de conversar com um de nossos profissionais sobre implantes dentários agende sua avaliação, clicando aqui.

Artigos Relacionados

  • Fidelização
    Fidelização de pacientes: saiba como atraí-los e fidelizá-los.
  • Consultório
    Gestão de Consultório: Otimize o seu negócio e dobre o seu faturamento.
  • Implante Dentário
    Mitos sobre os implantes dentários.