Início > Blog > Clareamento dental - destaque seu sorriso!

Quando você questiona alguém sobre o que essa pessoa mudaria no seu sorriso, é muito provável que ela cite “dentes mais brancos”.

Um sorriso mais claro deixa o aspecto mais bonito e atua diretamente na auto-confiança. Por isso, o clareamento dental é atualmente um dos procedimentos mais procurados nas clínicas odontológicas.

Como é realizado o clareamento dental?

Existem inúmeras formas de realizar um clareamento nos dentes. O procedimento adequado para cada paciente é definido pelo profissional qualificado de acordo com a saúde dos dentes de cada um. É importante lembrar que a realização de um tratamento sem o acompanhamento de um dentista pode resultar em danos aos dentes e à saúde da boca.

Como funciona o clareamento dental
É importante lembrar que a realização de um tratamento sem o acompanhamento de um dentista pode resultar em danos aos dentes e à saúde da boca.

Clareamento caseiro

O clareamento caseiro é uma das principais maneiras efetivas de clarear os dentes. A partir de um molde exato dos dentes do paciente é confeccionado uma placa flexível que encaixa perfeitamente na boca do mesmo, o dentista oferece um gel clareador para ser utilizado de forma rotineira aplicando dentro dessa placa e encaixando na arcada.

Quando entra em contato com o dente, o princípio ativo do gel atua para mudar a sua pigmentação. Geralmente esse tratamento é feito à noite e dura em torno de 15 dias. É necessário lembrar de evitar o consumo de alimentos pigmentados durante o período, já que eles podem resultar em manchas nos dentes.

Clareamento em consultório

Esse tipo de tratamento só pode ser realizado no consultório odontológico. O princípio ativo é o mesmo, mas a aplicação do produto é feita de forma muito mais concentrada e agressiva – o que justifica o manuseio apenas por profissionais.

A luz led do aparelho do dentista é utilizada para ativar a ação. Esse tipo de tratamento é indicado para quem deseja um tratamento mais rápido, com resultados imediatos. Dependendo do caso, uma única sessão pode ser suficiente para os resultados desejados.

Qual é o melhor tipo de tratamento?

O tratamento caseiro é mais demorado por ser menos concentrado e o em consultório é bem mais rápido, porém mais concentrado, por isso nem sempre possibilita uma próxima aplicação para não deixar os dentes com sensibilidade; nestes casos uma solução é a união dos dois tipos de tratamento, que chamamos de clareamento conjugado.

Quais são os cuidados necessários após o clareamento?

Como funciona o clareamento dental
O consumo de muito café, vinho tinto, refrigerantes, entre outros, podem diminuir a durabilidade do clareamento.

Independentemente do método utilizado, a realidade é que a durabilidade do clareamento depende principalmente dos hábitos do paciente. A higiene bucal e a alimentação são dois dos fatores que afetam diretamente a cor dos dentes.

O consumo de muito café, vinho tinto, refrigerantes, entre outros, podem diminuir a durabilidade do clareamento. Pacientes fumantes também apresentam um quadro de durabilidade menor do que os não fumantes.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre clareamento dental, agende uma consulta. Os profissionais Dental Team estarão prontos para atendê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas!

Artigos Relacionados

  • Fidelização
    Fidelização de pacientes: saiba como atraí-los e fidelizá-los.
  • Consultório
    Gestão de Consultório: Otimize o seu negócio e dobre o seu faturamento.
  • Implante Dentário
    Mitos sobre os implantes dentários.